PROTEÇÃO

Goiás adere ao pacto nacional que estimula ato de vacinação

Publicado em

Foto: Fernando Leite

O estado de Goiás adere de forma ampla ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A formalização desse processo aconteceu na quarta-feira (27). O plano é idealizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público e tem o objetivo de ampliar os índices vacinais no Estado. Os números, em função do período da pandemia da Covid-19, apresentaram quedas relevantes, que preocupam as autoridades de saúde e os demais segmentos que integram a rede de proteção à criança e aos adolescentes.

O pacto foi assinado por mais de 20 órgãos públicos e instituições privadas e da sociedade civil, além do governo do Estado, em solenidade realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia. Fizeram a adesão ao pacto no evento o Ministério Público de Goiás (MPGO), Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Assembleia Legislativa (Alego), Procuradoria da República em Goiás, Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás e Defensoria Pública do Estado (DPE).

Também integram o pacto o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Universidade Federal de Goiás (UFG), Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Fecomércio, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Equatorial, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) e Conselho Estadual de Educação (CEE).

Algumas instituições se comprometeram em, posteriormente, assinar o termo, casos da Defensoria Pública da União em Goiás, a Prefeitura de Goiânia, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), a OAB – Seção de Goiás, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), Federação Goiana dos Municípios (FGM), Associação Goiana dos Municípios (AGM) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Leia Também:  Emenda pode abrir caminho para Mendanha disputar eleições

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, disse que o “Ministério Público quer, humildemente, ser essa ponte, como muitas vezes é, entre o Estado e a sociedade”. Observou que a queda nos índices de imunização em todo o Brasil é preocupante, pois ela afasta o País da posição de vanguarda que ocupou anteriormente e do ideal almejado. Para recuperar esses índices, o procurador-geral defendeu a necessidade de um trabalho de diálogo, de conscientização pela informação, de forma objetiva, com clareza e sinceridade.

O governador Ronaldo Caiado garantiu que Goiás, ao assumir a condição de signatário do pacto, vai conseguir bater a meta de índice de cobertura vacinal e de número de vacinados a partir dessa mobilização. Neste sentido, ele ponderou sobre a responsabilidade que todos têm de trabalhar para conseguir a melhoria do cenário, com o alcance de números seguros de imunização para toda a sociedade. Também participaram do evento o vice-governador Daniel Vilela e a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.

Plano Estadual

Durante a assinatura do pacto, foi feito o lançamento do Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, o ‘Vacina Mais, Goiás’. A iniciativa é um desdobramento da mobilização do Estado dentro do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A apresentação do plano e das estratégias para retomada dos índices de vacinação coube à superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Flúvia Amorim. Ao contextualizar a situação atual das coberturas das principais vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação de Crianças com menos de 2 anos, disse que os números do Estado têm apresentado queda gradativa ao longo dos anos.

Leia Também:  Governador e presidente da Equatorial discutem quedas de energia

Flúvia Amorim explicou os objetivos do Vacina Mais, Goiás, que começará neste sábado (30), para atingir o percentual de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para o público com menos de 15 anos de idade. E ainda: combater informações falsas e desinformação da população em relação à vacinação; estimular a vacinação e o registro correto e oportuno; incentivar os municípios a viabilizar o acesso da população à vacinação, e fortalecer as ações intersetoriais com ênfase na imunização.

Pacto

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, lançado em 30 de novembro de 2022, surgiu da preocupação da Comissão da Saúde do CNMP com os baixos índices da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos e tem como objetivo incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública. Com isso, busca-se chegar a uma consciência vacinal, retomando índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o País. A ação busca minimizar riscos atuais do retorno de doenças transmissíveis já erradicadas no Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política GO

Vivian lidera sessão e concede honraria a pastores evangélicos de Goiás

Published

on

A exemplo do que já havia feito em 2023, a deputada estadual, Vivian Naves (PP), aprovou sessão solene extraordinária na Assembleia Legislativa de Goiás – ALEGO para homenagear dezenas de pastores e pastoras com relevantes serviços prestados no estado. O evento, ocorrido nesta segunda-feira (30), entregou o Certificado do Mérito Legislativo a 60 líderes religiosos.

Em sua fala, a deputada ressaltou que todo o esforço que o Poder Público fizer em prol de reconhecer o trabalho das instituições religiosas para a sociedade ainda lhe parecerá pouco. Vivian reforçou que nada melhor do que em um espaço democrático como é da ALEGO para eternizar o nome de vários homens e mulheres de Deus que entregam suas vidas para cuidar do próximo.

“Os pastores são, antes de tudo, líderes espirituais, guiando com amor, sabedoria e dedicação os fiéis que buscam refúgio e orientação em suas palavras e exemplos. Mas não apenas isso. Sabemos que, além de pastores, muitos de vocês são também conselheiros, amigos, pais e mães espirituais, que oferecem conforto em tempos de dor e esperança em momentos de dificuldade”, enfatizou a parlamentar.

Leia Também:  STF mantém suspensão de remunerações acima do teto em Goiás

Vivian valorizou as profundas raízes cristãs do estado de Goiás e analisou que agora, mais do que qualquer outro momento recente, os desafios sociais e morais que se impõem às famílias têm ressaltado ainda mais a importância da orientação da palavra de Deus, sendo os pregadores do evangelho as vozes firmes que estruturam a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa.

“As pregações de muitos que aqui estão ultrapassam as paredes das igrejas, transformando lares, comunidades e cidades inteiras, promovendo o bem-estar espiritual e social de nosso povo. Esta homenagem não é apenas um gesto simbólico, mas um reconhecimento real e merecido de todos os esforços e sacrifícios feitos por vocês, deixando de lado interesses pessoais pelo coletivo. Isso precisa ser exaltado”, reforçou.

Uma das agraciadas foi a pastora Ilma Ferreira do Nascimento, de Anápolis, que possui uma responsabilidade dobrada em manter o histórico de liderança feminina de sua família, já que é filha da pastora Eva Carillho Ferreira. “Desde criança eu acredito que já fui chamada. Porque eu sempre me envolvi em obras sociais e ainda com 10 anos de idade e eu já participava na igreja, ajudando as pessoas. E aquilo pra mim foi um chamado. O que nos fortalece é você conhecer a palavra. A palavra que transforma, que liberta o homem, que nos traz esperança e fortalece (…) Em meio a tantas dificuldades, é isso que nos sustenta”, finaliza.

Leia Também:  Emenda pode abrir caminho para Mendanha disputar eleições

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

POLÍTICA GO

POLÍTICA NACIONAL

AGRO E ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA