AGENDA INTENSA

Caiado e Bolsonaro voltam a se encontrar em São Paulo

Publicado em

Foto: Divulgação / Governo de Goiás

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Ronaldo Caiado (UB) se reúnem, mais uma vez, em encontro agendado no sábado (26) na Festa do Peão em Barretos, São Paulo.

A reunião foi organizada por Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, do Republicanos, e pela equipe do evento.

Os dois líderes têm mostrado alinhamento em questões como a reforma tributária e Caiado tem tentado alcançar a base bolsonarista goiana, onde o ex-presidente teve maioria dos votos em 2022.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Gestão de Caiado é aprovada por 81,4% dos goianos
Advertisement

Opinião

TRE confirma candidatura de Gilda Naves a vice-prefeita de Silvânia

Published

on

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) confirmou, nesta semana, a candidatura de Gilda Naves (Republicanos) ao cargo de vice-prefeita de Silvânia, ao lado de Doutor Geraldo (PP), atual prefeito e candidato à reeleição. Com a decisão, Gilda segue firme na disputa.

O recurso, apresentado pelo candidato adversário, Carlão (UB), e sua coligação, baseava-se na alegação de que Gilda estaria inelegível devido à rejeição de contas em sua gestão à frente da prefeitura de Silvânia, entre 2009 e 2016. No entanto, o TRE decidiu em favor da candidatura da ex-prefeita, afirmando que não houve dolo específico em sua conduta, requisito necessário para a inelegibilidade.

O relator do caso, o desembargador eleitoral Rodrigo de Melo Brustolin, argumentou que, para que houvesse a inelegibilidade seria necessário comprovar que as irregularidades identificadas nas contas de Gilda configurassem ato doloso de improbidade administrativa. Em seu voto, Brustolin afirmou que a rejeição das contas, no caso de Gilda, foi devido a erros administrativos, mas que não havia prova de que ela tivesse agido com intenção de causar prejuízos ao erário público​.

Leia Também:  Caiado e Vanderlan se reúnem para discutir Reforma Tributária

O relator destacou ainda as recentes mudanças trazidas na lei que alterou a Lei de Improbidade Administrativa. A nova legislação exige dolo específico para que o gestor seja considerado inelegível, ou seja, é necessário que o ato tenha sido praticado com a intenção clara de alcançar um resultado ilícito.

Carlão, que tem Gilda como uma de suas principais adversárias, tentava utilizar a rejeição de contas como forma de barrar a participação da ex-prefeita na chapa de Doutor Geraldo. No entanto, com a decisão favorável para Gilda, a campanha do atual prefeito ganha fôlego na reta final para as eleições.

A ex-prefeita, que traz consigo um legado administrativo marcado por obras e programas sociais, tem forte apelo entre os eleitores, especialmente os mais antigos, que reconhecem o trabalho realizado durante os anos em que esteve à frente da prefeitura. A experiência política e administrativa de Gilda é vista como um ponto positivo para a chapa.

Liderança nas pesquisas

A pesquisa eleitoral mais recente, realizada pela Lupa Pesquisas nos dias 27 e 28 de setembro, mostra Doutor Geraldo à frente na disputa pela Prefeitura de Silvânia, com 45,42% das intenções de voto no cenário estimulado. O prefeito também lidera no cenário espontâneo, em que os eleitores apontam seus candidatos sem a apresentação de nomes, com 40,24% das intenções de voto. Carlão aparece em segundo lugar nas duas modalidades, com 43,35% na estimulada e 38,17% na espontânea.

Leia Também:  Caiado vai a Brasília às vésperas do julgamento da taxa do agro

Os dados técnicos da pesquisa indicam que foram entrevistados 579 eleitores de forma presencial, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-08532/2024.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

POLÍTICA GO

POLÍTICA NACIONAL

AGRO E ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA