FOCO NELAS
Em crescimento, violência contra a mulher entra com força na agenda social do estado

Marcada por ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a primeira quinzena de março termina com novidades em relação ao debate para redução da violência contra o gênero, que vitimou 57 mulheres em Goiás no ano passado. Com o reforço de projetos na área da assistência social voltados ao grupo, o problema – que registra alta ano a ano desde 2019 – passou a receber maior prioridade do poder Executivo, seja a nível estadual ou municipal.
Neste sentido, uma das ações que chamaram a atenção nos últimos dias é o programa Goiás por Elas. A medida prevê a transferência direta de renda a mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social, no valor de R$ 300, no período de 12 meses. A ideia é romper o ciclo da violência, já que muitas mulheres são mantidas nessa condição por receio de privação econômica.
Ainda que o valor seja considerado baixo, o especialista em Segurança Pública, Edemundo Dias, diz que a sinalização de amparo financeiro por parte do Estado já indica um avanço. “Passa-se a tratar a violência contra elas como uma necessidade de política pública e não apenas como algo a ser reprimido com forças policiais. Essa mulher precisa ser amparada para se libertar do lar de abusos, que acontecem privada e se repetem diariamente. Se ela depende do companheiro para viver porque ele não a deixa trabalhar, dificilmente terá condições de sair de lá”, avalia.
Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), o benefício irá atender inicialmente a mil mulheres. Serão beneficiadas as vítimas que estiverem asseguradas por medidas protetivas. O programa utilizará a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Desenvolvido pelo Governo Estadual, o projeto chegou à Alego pelas mãos da primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
Na Comissão Mista, a matéria teve como relatora a deputada Vivian Naves (Progressistas), que apresentou parecer favorável. Em entrevista ao DM Anápolis, a parlamentar elogiou a iniciativa e diz que um trabalho semelhante tem sido feito no município onde é primeira-dama. “Temos um abrigo para mulheres vítimas de violência, então há um olhar especial para o assunto. O prefeito Roberto Naves é sensível à causa, até porque dentro de casa ele tem a esposa e mais quatro filhas, então entende a pauta e tem dado todo o respaldo para a assistência social”, diz.
Vivian revela que, neste ano, a prioridade da gestão será no desenvolvimento de projetos de conscientização em ambientes escolares. “Agora nós estamos pensando em um projeto para prevenção, no qual possamos trabalhar com crianças e adolescentes. Queremos reforçar e impedir que a violência se perpetue e que seja possível realmente eliminar o espaço violento desde cedo”, explica.
Na ocasião, a primeira-dama também falou sobre representatividade feminina no legislativo. “Acho que a responsabilidade da mulher hoje é muito grande. No meio político somos poucas ainda, mas a representatividade tem aumentado. Eu acredito que nós temos que nos engajar mais na vida pública, pois é na política que a gente toma as decisões e por isso faço voto para que mais mulheres entrem nessa seara”, avalia.
Dados alarmantes
Acompanhando uma tendência nacional, os registros de feminicídio em Goiás aumentaram 7,5% no ano passado e correspondem à quarta alta consecutiva no número de vítimas mortas no estado por discriminação à condição de mulher. O crescimento ocorre menos com a diminuição nos assassinatos cometidos no estado.
Segundo levantamento do Monitor da Violência, uma parceria do Núcleo de Estudos da violência da USP (NEV-USP) com o G1, apenas em 2022, 57 mulheres foram assassinadas no estado. No ano anterior, 53 casos têm origem em Goiás. O aumento vem desde 2019, quando as informações sobre este tipo de crime passaram a ser compiladas e divulgadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-GO). Naquele ano, eram 36 registros. Em 2020, o número foi para 40 e, em 2021, chegou em 44. O percentual de aumento, quando considerados os últimos quatro anos, é de 58%.
Por outro lado, o contingente de homicídios em território goiano é 4% menor no último ano. O balanço da SSP indica 1.232 foram assassinadas contra 1.174 em 2022.
GERAL
Atrativos da Chapada dos Veadeiros permanecem abertos
Published
1 ano agoon
29 de setembro de 2024By
Da Redação
O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), monitora as condições de segurança para os turistas na região da Chapada dos Veadeiros, no Norte do estado, e esclarece que a maiora dos atrativos continua aberta à visitação. Apenas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros contém focos de incêndio e, por esse motivo, permanece fechado temporariamente pela empresa responsável pela administração local.
Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, não há motivos para cancelamento de viagens e pacotes para a Chapada. “Temos vários veículos de comunicação informando sobre as queimadas, mas é importante dizer que a Chapada dos Veadeiros está aberta para os turistas, com segurança. Vamos procurar a melhor informação, porque isso prejudica a economia local e os trabalhadores”, ressaltou.
O empresário do segmento de receptivos, Ion David, que atua na região há 27 anos, informou que o parque que está fechado possui apenas quatro atrativos, enquanto a Chapada dos Veadeiros oferece diversos outros locais que estão recebendo os turistas normalmente, como fazendas e propriedades particulares. “Noventa por cento estão abertos, com visitação normal”, acrescentou.
Por exemplo, estão em pleno funcionamento o Parque Estadual Águas do Paraíso, onde estão as cachoeiras e cataratas do Rio dos Couros; a Cachoeira Almécegas; o famoso Vale da Lua; e a Cachoeira Santa Bárbara, uma das mais procuradas pelos turistas e influenciadores de viagens.
A Chapada dos Veadeiros é apontada em pesquisas nacionais e internacionais recentes como o destino mais desejado em Goiás. A região é o carro-chefe da promoção turística que a Goiás Turismo realiza na Abav Expo 2024, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). No evento, que reúne operadores de todo o mundo até o final deste sábado (28/9), em Brasília, a autarquia busca consolidar os atrativos goianos no mercado.

Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’

Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’

Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’

Jojo Todynho exibe shape trincado após perder 80 kg: ‘Me amar foi minha revolução’

Maria Lina impressiona com transformação no copro após mudanças: ‘Hábitos e treinos’
POLÍTICA GO


Vivian lidera sessão e concede honraria a pastores evangélicos de Goiás
A exemplo do que já havia feito em 2023, a deputada estadual, Vivian Naves (PP), aprovou sessão solene extraordinária na...


Prefeita de Porangatu é ameaçada por PM que apoia oposição
A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (UB), tem sido alvo de ameaças por parte do subtenente reformado da Polícia Militar...


Após nova pesquisa mostrando empate, prefeito divulga levantamento antigo para confundir eleitor
A reta final da eleição em Barro Alto indica um cenário de empate técnico entre o prefeito Álvaro Machado (MDB)...
POLÍTICA NACIONAL


Jayme Campos recebe Gabriel Galípolo e discute política de juros do Banco Central
O senador Jayme Campos (União-MT) recebeu nesta quarta-feira, 4, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galipolo, indicado...


Jayme exalta agronegócio e importância de garantir segurança para aqueles que vivem na zona rural
Com dimensões continentais, o Brasil e Mato Grosso, diante de suas grandes extensões territoriais, em sua grande maioria constituídas de...
MPA irá relicitar o Terminal Pesqueiro Público do Rio Grande do Norte
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) informa que vai autorizar a relicitação do Terminal Pesqueiro Público (TPP) do Rio...
AGRO E ECONOMIA


Feira leva tecnologia no agro a Rio Verde nesta segunda-feira (27)
Considerada a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste, a Tecnoshow Comigo tem início na próxima segunda-feira (27), em Rio...
A INSEGURANÇA NO CAMPO
O agronegócio representa mais de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, contribui com o crescimento e o equilíbrio...


Gripe aviária faz Governo Estadual adotar novas medidas sanitárias em Goiás
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) anunciou nesta terça-feira (14) novas medidas sanitárias para impedir a chegada da gripe...