PREVENÇÃO

Nova portaria de Agrodefesa estabelece restrições para prevenir a chegada da gripe aviária em Goiás

Publicado em

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) anunciou nesta terça-feira (14) novas medidas sanitárias para impedir a chegada da gripe aviária em Goiás. Além da suspensão da participação de quaisquer espécies de aves em exposições agropecuárias, está previsto o cancelamento de todos os eventos já registrados no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago).

As novas normas, alinhadas por meio de uma portaria, entram em vigor na próxima quinta-feira (16). O prazo mínimo para a suspensão é de 90 dias, com possibilidade de prorrogação, sem aviso prévio, considerando as condições epidemiológicas relativas ao risco da gripe aviária.

Desde o ínicio do ano, a Agrodefesa reforçou a fiscalização do trânsito das aves no mercado interno e interestadual como forma de ampliar a barreira sanitária contra a doença. Fiscais agropecuários e médicos veterinários também têm sido capacitados para emitir alertas sanitários e elaborar planos de contingência.

Conhecida como gripe do frango, a influenza aviária é considerada uma doença de alto risco para as aves, pois não há cura. Maior exportador mundial de frango, o Brasil permanece livre de contágio, mas teve que investigar vários casos suspeitos nas últimas semanas.

Leia Também:  Ex-deputado Rafael Gouveia deve assumir presidência da Emater

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRO E ECONOMIA

Feira leva tecnologia no agro a Rio Verde nesta segunda-feira (27)

Published

on

Vista aérea de Rio Verde. Foto: Divulgação / Tecnoshow Comigo

Considerada a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste, a Tecnoshow Comigo tem início na próxima segunda-feira (27), em Rio Verde, região Sudoeste de Goiás. O evento ocorrerá até 31 de março, com extensa programação que envolve mais de 100 palestras.

Estão confirmadas as presenças de autoridades locais, estaduais e nacionais, produtores rurais, expositores e empresários do setor, representantes de entidades do segmento agropecuário, estudantes, imprensa e demais públicos. Também estão previstos a exposição de animais e máquinas e o lançamento de produtos e tecnologias.

A expectativa da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), que organiza o evento, é que mais de 130 mil pessoas visitem a feira. 650 expositores de todo o país estarão distribuídos em uma área de 65 hectares, disponibilizando soluções que auxiliem desde o pequeno produtor até grandes produtores e empresas.

O objetivo é superar o volume de negociações da edição passada, que ultrapassou R$ 10,6 bilhões. Neste ano, a Tecnoshow comemora 20 anos com ampliação do espaço para receber os empresários e expositores.

Leia Também:  Karina Kufa reforça atuação no agronegócio e comércio exterior

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

POLÍTICA GO

POLÍTICA NACIONAL

AGRO E ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA